Escritório

Av. Nilo Peçanha, 2900/603
Bela Vista - 91330-001
Porto Alegre / RS

Acessar Mapa

Siga-nos

22nov

Assessoria jurídica: para que serve e quais os benefícios para uma empresa?

O empreendedor que não conta com uma assessoria jurídica para a sua empresa pode tornar esse grande sonho em uma frustrada realidade. 

Muitos empresários ainda pensam que a assessoria jurídica é utilizada apenas para resolver problemas, principalmente com o Fisco e processos trabalhistas.

Esse é um senso comum errado. Ela é fundamental para prevenir problemas, multas, punições e situações de risco.

Nesse post vamos mostrar um pouco mais sobre esse assunto. Continue lendo e saiba quais são os benefícios de uma assessoria jurídica para a sua empresa!

O que é assessoria jurídica?

A assessoria jurídica é uma modalidade contratada para auxiliar no dia a dia de qualquer empresa, independentemente da forma societária e do porte. 

Por meio dela, o empresário terá orientação e acompanhamento em relação às questões tributárias, trabalhistas, previdenciárias, contratuais, entre outras.

Assim, a empresa terá capacidade técnica para exercer suas operações dentro da legislação vigente.

A assessoria jurídica foca, portanto, na prevenção dos riscos e na busca dos benefícios legais, exercendo a advocacia preventiva e consultiva.

Para exercê-la, o profissional precisa ser devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conforme dispõe a Lei nº 8.906.

Para que serve uma assessoria jurídica?

A assessoria jurídica visa desenvolver ações para auxiliar a empresa na execução de suas tarefas, de forma que cumpra com todos os processos legais exigidos. 

É ela quem contribui com o cumprimento da responsabilidade em relação aos procedimentos legais da empresa, prevenindo problemas e auxiliando na solução dos processos já existentes. 

Além disso, ela vai orientar o empresário na abertura de forma legal da empresa, nos procedimentos corretos para contratação de serviços e colaboradores, bem como em relação aos deveres e benefícios tributários de acordo com a sua modalidade.

Quais os benefícios de contar com uma assessoria?

Um dos principais benefícios da contratação de uma assessoria jurídica é que ela permite ao empresário dedicar tempo, de forma integral, à administração do seu negócio, sem as preocupações legais que precisa seguir. 

Outro ponto é a segurança que o empresário terá sabendo que sua organização está legalizada, o que reduz o risco de multas e punições.

Além disso, uma assessoria jurídica busca atuar de forma proativa nas rotinas e relações da empresa, prevenindo demandas e a judicialização das questões legais.

Agora que você sabe o que é, para que serve e os benefícios de uma assessoria jurídica, consulte nosso site e saiba como a Gaiga Advocacia pode ajudar a sua empresa!